![]() |
Foto: Aerlon Avelino |
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (12), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. Os trabalhos foram abertos com o Pequeno Expediente, no qual os vereadores utilizaram o tempo regimental para apresentar temas de interesse da população. Entre os destaques, o vereador Márcio Joias (PRD) anunciou licença de 120 dias, sendo substituído pela suplente Ivanisa Pereira (PRD). Já o vereador Lukão (PSDB) cobrou mais respeito da Secretaria de Saúde aos servidores contratados, relatando que a pasta não reconhece atestados médicos para que eles possam cuidar de familiares.
Nos requerimentos verbais, foram apresentados pedidos que vão desde a manutenção de praças, ruas e esgotos até solicitações de informações sobre a entrega de próteses, aparelhos auditivos e óculos de grau. Entre as demandas, destacam-se: terraplanagem de vias, operação tapa-buraco, limpeza de áreas públicas e reativação de linha de transporte coletivo para o bairro Campo Alegre. Também foram requisitadas ações da Enel, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Seamasp) e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) em diferentes bairros e comunidades do município.
Na Ordem do Dia, o plenário aprovou, entre outros, o projeto de lei de autoria do vereador Raimundo Jr. (MDB), que concede desconto de 50% no valor da taxa de inscrição em corridas de rua promovidas ou apoiadas pelo poder público municipal a doadores de sangue. Também foram aprovados projetos da vereadora Rita Monteiro (PSB) instituindo a comenda Professora Dona Naninha, voltada ao reconhecimento de educadores da rede pública, e o Programa Municipal de Educação Ambiental nas Escolas Municipais; e da vereadora Professora PG (Podemos) que cria o projeto Rua Encantada, com atividades lúdicas e recreativas para alunos do ensino fundamental nos períodos de férias escolares.
O Grande Expediente contou com a presença de convidados que utilizaram a tribuna da Casa para apresentar pautas de relevância social. Representantes do Comitê Impulsor da 2ª Marcha das Mulheres Negras destacaram a importância do evento e pediram apoio para a Marcha Nacional da Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que acontecerá em Brasília. Em seguida, Ronildo Oliveira, da Associação Beneficente Madre Maria Villac (Abemavi), apresentou o trabalho social desenvolvido pela entidade. Os vereadores ressaltaram a relevância das iniciativas apresentadas.
Um dos principais momentos da sessão foi a entrega da Moção de Honra ao Mérito ao Circo Escola Sangine e à quadrilha Sangine Arraiá Mirim. A homenagem, proposta pelo presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (Agir), reconhece o trabalho cultural e social realizado pelas instituições junto à comunidade juazeirense, fortalecendo valores artísticos, educativos e de cidadania.
Encerrando a sessão, os vereadores utilizaram o tempo regimental para novos pronunciamentos. O vereador Lukão (PSDB) denunciou possível cartel nos postos de gasolina do município, apresentando comparativos de preços com outras cidades da região e solicitando que as informações sejam encaminhadas ao Ministério Público. O vereador Cleilson Móveis (AGIR) voltou a cobrar o conserto do bebedouro do PSF 48, no bairro José Geraldo da Cruz. O vereador Vandinho Pereira (PP) celebrou a notícia de que 100% das salas de aula da rede municipal serão climatizadas. Já o vereador Barbosa Neto (PT) apresentou o projeto de lei de sua autoria que deu entrada na Casa, intitulado “Infância Sem Pressa”, que cria uma política de prevenção à adultização infantil, reforçando a importância da proteção de crianças e adolescentes.
0 Comentários