O governador Elmano de Freitas ressaltou que essa medida é fundamental para garantir mais segurança aos torcedores.
“Já definimos que as finais do Campeonato Cearense, que são nos dias 15 e 22 de março, o sistema já estará funcionando e aí serão obrigatórias para o Campeonato Brasileiro e outras competições que nossos times estão participando”, informou.
Ainda sobre a reunião, o governador reforçou o diálogo com os clubes cearenses para um ambiente mais seguro em dias de jogos.
“Junto com os clubes cearenses, conversamos sobre o controle de entrada de torcedores, o estádio seguro, o reconhecimento facial para aquele torcedor que vai entrar no estádio, reconhecimento para quem está na arquibancada, para quem está fora do estádio e todo o aspecto de segurança, que, cada vez mais, temos que garantir.
Queremos, cada vez mais, um estádio seguro e que as famílias estejam lá com tranquilidade”, complementou.
A medida tem base na Lei Geral do Esporte, que entrou em vigor em 2023, onde a biometria facial será obrigatória em todas as arenas esportivas do país com mais de 20 mil lugares.
O processo está sendo conduzido em uma parceria entre a Secretaria de Esportes (Sesporte) e a Empresa de Tecnologia do Estado do Ceará (Etice).
Para otimizar recursos, a Arena Castelão aproveitará toda a infraestrutura da Copa do Mundo de 2014, utilizando as 246 câmeras e 144 catracas existentes.
Os equipamentos serão adaptados e implementados para receber a tecnologia de biometria facial.
À frente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio enfatizou a alegria da Arena Castelão estrelando o serviço de reconhecimento facial já nas finais do torneio estadual de futebol deste ano.
“É uma felicidade muito grande que nas finais do Campeonato (Cearense) tenhamos o reconhecimento facial, que proporcione mais segurança dentro do estádio, como também o comprometimento da segurança externa acompanhando aquele torcedor de bem”, disse.
Para José Rolim Machado, presidente do Fortaleza Esporte Clube, o Estado fica na vanguarda ao aplicar mais essa ferramenta para a segurança do desportista cearense.
“O Governo do Ceará deverá ser um dos primeiros a inaugurar esse sistema e terá todo o apoio do Fortaleza Esporte Clube em levar o torcedor família para dentro do estádio”, comentou o tricolor.
Presidente alvinegro, João Paulo Silva afirmou que a medida aumenta a sensação de segurança para o torcedor que frequenta a praça esportiva. “Isso dá uma tranquilidade para o nosso torturador.
Ele (o governador) sabe que tem o apoio dos times e a gente está muito feliz com essa informação e passando para o nosso torcedor essa tranquilidade”, concluiu.
.jpg)
0 Comentários