Câmara de Juazeiro do Norte aprova equiparação do cargo de Agente Sanitário aos Agentes Comunitários

Foto: Aerlon Avelino 

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (14), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. A reunião foi aberta com a posse da vereadora Ivanisa Pereira (PRD), que assumiu a cadeira do vereador licenciado Márcio Joias (PRD). No Pequeno Expediente, também conhecido como “pinga-fogo”, os parlamentares utilizaram o tempo regimental para expor temas de interesse da população. Entre as discussões, o vereador Capitão Vieira cobrou a presença do diretor do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores (Previjuno), solicitando que a Casa formule uma denúncia para obrigar judicialmente o gestor a prestar esclarecimentos no Legislativo.

Ainda no espaço de pronunciamentos, o vereador Alexandre Sobreira (DC) destacou a inauguração de novos leitos de UTI e sala de estabilização do Hospital e Maternidade São Lucas. Já o vereador Boaz David (PL) chamou atenção para problemas estruturais na Praça da Alegria, no bairro Frei Damião, pedindo que o Estado realize correções antes da entrega.

Durante a fase de requerimentos verbais, diversas demandas foram apresentadas pelos parlamentares. O vereador Badú (MOB) pediu a retirada de pneus na Avenida Antônio Sales, no bairro Novo Juazeiro. A vereadora Professora PG (Podemos) solicitou a implantação de uma parada de ônibus na Rua José Antônio Severino, no bairro Betolândia. Já o vereador Lukão (PSDB) e a vereadora Rita Monteiro (PSB) cobraram explicações sobre a falta de fraldas no Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF). Outras solicitações incluíram serviços de infraestrutura, desobstrução de esgotos, recuperação de bueiros, melhorias em ruas e avenidas, além da atenção à castração de animais no município, feita pela vereadora Jacqueline Gouveia (MDB).

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram importantes matérias, entre elas, o projeto de indicação do vereador Jullian de Ciélio (PSB) que reconhece, no âmbito municipal, a equiparação do cargo de Agente Sanitário ao de Agente Comunitário de Saúde. A medida busca valorizar e uniformizar os direitos desses profissionais, que desempenham funções essenciais à saúde pública. Também foram aprovados o projeto de lei da vereadora Professora PG (Podemos), que garante meia entrada para profissionais de educação física em eventos esportivos e culturais, e o projeto do vereador Raimundo Jr. (MDB), que cria o Programa Municipal de Valorização do Taxista.

Outras propostas aprovadas incluíram o projeto do vereador Badú (MOB), que reconhece de utilidade pública a Loja Maçônica União dos Cavalheiros nº 174; e o projeto da vereadora Professora PG (Podemos), que institui o canal de emergência digital para mulheres. Já as votações dos títulos honoríficos de cidadão juazeirense para o presidente do Previjuno, Jesus Rogério, e para a ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, foram retiradas de pauta.

No Grande Expediente, a senhora Anne Rosane utilizou a tribuna para tratar das dificuldades enfrentadas por crianças atípicas, crianças com câncer e aquelas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) que dependem dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde. Os vereadores se comprometeram a buscar soluções para a demanda. A sessão foi encerrada com um minuto de silêncio em homenagem póstuma à senhora Francisca Luzielma, mãe do ex-vereador Lucas do Horto.

Postar um comentário

0 Comentários

Câmara de Juazeiro do Norte aprova equiparação do cargo de Agente Sanitário aos Agentes Comunitários