Foi a primeira declaração pública de Camilo sobre a disputa pelo Palácio da Abolição no próximo ano.
O próprio Elmano evita falar sobre as eleições de 2026, mas aliados já apontaram que ele será candidato para o segundo mandato de governador.
Conforme Camilo, essa é a única definição que há até o momento sobre o pleito de 2026 entre o grupo governista no estado, no qual ele é a principal liderança atualmente.
No entanto, o ex-governador também citou o caso do senador Cid Gomes (PSB), que poderá ser candidato à reeleição, caso queira. “A única coisa que nós temos certeza é a reeleição do Elmano e, claro, se o Cid Gomes, que tem um mandato hoje, for para reeleição.
Então, essa é a única certeza que temos hoje em relação a 2026”, afirmou Camilo. A fala foi em entrevista coletiva na última sexta-feira (14) durante a cerimônia de posse do reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), professor José Wally Mendonça Menezes, que foi reeleito para o segundo mandato 2025-2029.
O governador Elmano e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), também estavam presentes na ocasião.
Camilo ressaltou que o momento agora é de “arregaçar as mangas e trabalhar muito pelo Ceará e pelo povo cearense”, deixando as discussões eleitorais para o próximo ano.
“Eleição é só ano que vem. Vamos estar vivendo o processo democrático em que todos têm o direito de se colocar como candidato com as pessoas, alianças e nós vamos fazer da mesma forma. Nosso candidato à reeleição é o governador Elmano.
Nós vamos ter mais dois candidatos ao Senado e vamos procurar fortalecer a bancada de deputados federais e estaduais no próximo ano no Estado do Cerará”, afirmou Camilo.
No caso de Cid, o próprio senador já declarou que não pretende tentar a reeleição para o Senado, mas indicou apoio a Júnior Mano (PSB), atualmente deputado federal.
Apesar disso, aliados de Cid têm defendido que ele tente a reeleição, incluindo os deputados estaduais membros da bancada do PSB na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Entre os governistas, outros nomes já manifestaram intenção de disputar o cargo de senador em 2026 como o deputado federal e líder do presidente Lula (PT) na Câmara Federal, José Guimarães; o presidente estadual do Republicanos, Chiquinho Feitosa (Republicanos), e o deputado federal Eunício Oliveira (MDB).
(Por Igor Magalhães)
0 Comentários